O Programa de Educação Nutricional Nutriamigos foi desenvolvido pela nutricionista Suzana Janson Franciscato, com o objetivo de ensinar às crianças o valor dos alimentos para que adquiram hábitos saudáveis de alimentação.

Os Nutriamigos são personagens que representam os alimentos: Carboidrato; Proteína; Vitamina e Gordura. No mundo encantado dos Nutriamigos, os personagens participam de brincadeiras e atividades divertidas e ensinam a importância dos alimentos para as funções do organismo.

Todos os vídeos em desenho animado do Programa Nutramigos estão disponíveis no Youtube! Agora você pode assisti-los com seus filhos e se divertir no mundo encantado dos alimentos. Inscreva-se no nosso Canal Nutriamigos e curta nossa página no Facebook. Clique, curta, compartilhe! Seja você também um Nutriamigo!

Indique os Nutriamigos ao diretor da escola do seu filho. Nós desenvolvemos uma completa metodologia e material didático para facilitar o ensino de Educação Nutricional. Além do acesso aos vídeos pelo canal Youtube, as escolas podem fazer o cadastro aqui no site para receber o acesso ao material complementar sem custo algum!

  • Ensine ao seu filho o valor dos alimentos, este é o primeiro passo para despertar o interesse pelos alimentos.
  • Dê exemplos: coma alimentos variados e saudáveis, porque apenas o conhecimento não vai fazer seu filho comer melhor.
  • Compartilhe bons momentos à mesa. Faça das refeições momentos especiais para reunir a família.
  • Se não puder sentar-se à mesa junto com a criança em todas as refeições, faça pelo menos duas vezes por dia: café da manhã e jantar, por exemplo.
  • Não obrigue seu filho a comer, apenas ofereça os alimentos e não substitua se não comer.
  • Não proíba determinados alimentos como refrigerantes, doces, frituras….Ensine que tudo pode, mas com equilíbrio e nas ocasiões certas.
  • Leve-o à feira livre ou ao supermercado, quando for comprar legumes e verduras, transforme esse passeio num momento de aprendizado!
  • Vá para a cozinha com seu filho, façam juntos bolos, pães, saladas de frutas! Mãos na massa literalmente, porque cozinhar pode ser uma brincadeira muito divertida!
  • Prepare em casa a lancheira do seu filho, varie com diferentes frutas, sucos naturais, pães, bolos, iogurtes. As opções são muitas!
  • Chame os amigos dos seus filhos para um lanche da tarde e sirva alimentos nutritivos como bolo de cenoura, vitamina de leite com frutas, salada de frutas….. não há a necessidade de agradar crianças apenas com refrigerantes e cachorro quente por exemplo!! A diversão será a mesma e mais saudável!!!



A pirâmide dos alimentos é um guia que representa de forma gráfica os grupos básicos dos alimentos. Essa divisão auxilia nas escolhas de uma alimentação saudável.

A pirâmide é representada por 8 grupos de alimentos, que oferecem nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

A alimentação saudável deve ser equilibrada e conter alimentos de todos os grupos, nas porções indicadas de acordo com a idade, sexo, peso, altura e nível de atividade física. Deve ser distribuída em 3 refeições principais – café da manhã, almoço e jantar – e até três lanches intermediários – colação (o lanchinho da manhã), merenda e ceia.

Além de cuidar da alimentação, é importante lembrar que para manter a qualidade de vida todos devem beber muita água e praticar atividade física. Hábitos essenciais que devem ser aprendidos desde a infância e ajudam na prevenção de doenças crônicas como obesidade, diabetes, doenças coronárias entre outras. E os pais têm um papel fundamental para incentivar as crianças a comer bem e adotar hábitos saudáveis de vida.

Dica: Imprima a nossa Pirâmide dos Alimentos e cole com um imã na geladeira da sua casa!!!

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