PEN – Programa de Educação Nutricional Ltda.

Criada em 1999 pela nutricionista Suzana Janson Franciscato a empresa PEN – Programa de Educação Nutricional tem sede em Bauru, SP. Sua missão é desenvolver programas e projetos que incentivem as crianças a adquirir hábitos saudáveis de alimentação.

Seu primeiro produto foi um kit dos Nutriamigos com um programa completo para ser aplicado em clínicas, escolas e hospitais e tornou-se referência em educação nutricional para crianças em todo o pais. Com o sucesso do Programa Nutriamigos, em 2010 a PEN associou-se à empresa HGN, do designer e animador Haroldo Guimarães.

A aprovação do Programa Nutriamigos pela Lei Rouanet em 2012 viabilizou também a produção do novo Kit Nutriamigos em desenho animado, que foi distribuído gratuitamente para 3.240 escolas públicas de todo o pais.

O grande diferencial desta versão atualizada, com novos desenhos, histórias e personagens, é a linguagem que atinge diretamente o público infantil. Com isso, o programa pode ser aplicado por professores e outros profissionais não especializados, ampliando seu alcance e resultados.

Em 2014 ganhamos o Prêmio Saúde, na categoria Saúde e Nutrição. Um reconhecimento da comunidade científica do pais, da Revista Saúde e da Editora Abril.

Agora o Programa e todos os desenhos que já produzimos está disponível em um canal aberto no Youtube: “Nutriamigos”. O objetivo é que todas as crianças tenham acesso, seus pais e professores para divulgar ainda mais a importância da boa alimentação para a saúde.

Suzana Janson Franciscato

A nutricionista Suzana Janson Franciscato é formada em Nutrição pela Universidade do Sagrado Coração (USC) , com Pós-Graduação Latu Sensu em Clínica Terapêutica Nutricional e tem 30 anos de experiência em educação nutricional para crianças em sua clínica. Desde 1999 é também diretora e nutricionista responsável da empresa PEN – Programa de Educação Nutricional Ltda., com sede em Bauru-SP.

Suzana sempre perseguiu seu sonho de ensinar as crianças a se alimentarem corretamente, como forma de prevenção de doenças crônicas, como a obesidade, e incentivo a uma alimentação mais saudável desde a infância.

Ao aliar sua experiência clínica e criatividade, desenvolveu o Programa Nutriamigos, referência em cultura aliada à educação nutricional para crianças em todo o país. Começou com o lançamento do Kit na versão em vídeos, depois produziu duas peças de Teatro com os personagens: “A Nutricomédia” e Nutriamigos “O Musical” que fizeram muito sucesso em todo o interior paulista.

É também responsável pela criação da Performance Nutriamigos, apresentação onde os personagens cantam, dançam e interagem com o público infantil. As apresentações já aconteceram em escolas, shoppings centers, creches, supermercados, congressos de nutrição e eventos em Universidades. Foram também realizadas em várias edições do Ação Global, evento do SESI em parceria com a Rede Globo.

Agora Suzana investe em novos projetos e após associar-se com o designer e produtor de animações Haroldo Guimarães, produziu a versão em desenho animado do Programa Nutriamigos, viabilizado com o apoio da Lei Rouanet. Por esse projeto recebeu o Prêmio Saúde 2104, na categoria Saúde e Nutrição.

Uma profissional inquieta, que nunca se limitou à rotina do seu consultório sempre muito requisitado, Suzana sonha grande e trabalha intensamente para que todos tenham acesso ao conhecimento sobre os alimentos e sua importância para a saúde.

HGN Produções

A HGN Produções é uma produtora especializada em animação 2D e 3D que está há mais de 20 anos no mercado. O estúdio tem em seu currículo diversas produções realizadas para o mercado nacional e internacional incluindo Comerciais, Especiais, Institucionais, Séries de TV e Longas Metragens. A HGN recentemente trabalhou em parceria com o Walt Disney Animation Studios nas produções do novo curta do Pateta “How to hook up your home theater” e no longa “A Princesa e o Sapo” e está desenvolvendo e produzindo projetos de série de TV e Longa Metragem de conteúdo próprio.

Haroldo Guimarães Neto

Designer, animador e produtor de animação, Haroldo Guimarães Neto é formado pela California Institute of the Arts, berço da maioria dos artistas de animação contemporâneos. Estudante de arquitetura, após trabalhar nos estúdios Mauricio de Sousa e produtoras de comerciais, conseguiu uma bolsa de estudos Capes/Fulbright para estudar na CalArts em Valencia na California. Haroldo estudou com os veteranos Hal Ambro, Bob McCrea, Ray Aragon e os comtemporâneos Glen Keane, Mike Giaimo, e Dan Hansen.

Após graduar-se como Bachelor of Fine Arts em 1987, trabalhou com Lee Mishkin, Fred Wolf (Tartarugas Ninja), Brad Bird ( Family Dog – Amazing stories ) e Don Bluth ( An american Tail ). Depois ingressou nos estúdios Disney onde participou dos longas metragens “Oliver e seus companheiros” (Oliver and Company – 1987) e “A Pequena Sereia” (The little Mermaid – 1988).

De volta ao Brasil em 1989, Haroldo fundou a HGN Produções e iniciou a produção de 8 seriados Disney no Brasil incluindo Ursinhos Gummi, Bonkers, Goof Troop e Aladdin. Um dos episódios da série Aladdin produzidos no Brasil foi lançado em vídeo nos EUA pela Walt Disney Home Video. Em 2007 produziu parte do curta metragem do Pateta “How to Hook Up Your Home Theater” e em 2009 dirigiu a participação da HGN no novo Longa Metragem da Disney “A Princesa e o Sapo – The Princess and the Frog” . Além da produção Disney, Haroldo animou e produziu vários trabalhos para o mercado doméstico incluindo comerciais para TV, especiais, seriados e vídeos institucionais.