Resumo do Programa para Educadores

NUTRIAMIGOS é um programa em 5 aulas para ensinar às crianças o valor dos alimentos. O programa contém 1 DVD com 5 histórias em desenho animado de 11’ cada, um CD com atividades para impressão e um CD de músicas.

A primeira história apresenta a menina Nina, que acorda para tomar seu café da manhã e encontra os Nutriamigos no mundo da fantasia. Os Nutriamigos são personagens encantadores e coloridos que representam os alimentos: o Carboidrato, a Vitamina, a Proteína e a Gordura. Com músicas animadas os personagens geram imediata identificação com o mundo mágico da criança e ela se torna mais receptiva às informações. Assim, os Nutriamigos conscientizam a criança sobre a importância de comer bem para ser mais saudável.

Os outras 4 histórias apresentam separadamente cada personagem e seus alimentos. Cada personagem fala de sua importância, quais alimentos representa e quais as suas funções no organismo. A música tema de cada personagem contém todas as informações sobre os alimentos. Ao gravar a música a criança aprende tudo sobre os alimentos e o processo educativo se torna mais fácil e interessante.

É muito importante para o educador entender os personagens Nutriamigos e os alimentos que representam, porque esta é a base de todo o programa que será aplicado. Ao aprender que cada alimento fornece diferentes nutrientes ao seu organismo, a criança entende que precisa comer com equilíbrio e assim adquire hábitos mais saudáveis.

CARBOIDRATO

O carboidrato tem a função de fornecer energia para o organismo, que será usada para brincar, nadar, jogar bola e também para estudar. Na verdade, é um açúcar escondido que se encontra no arroz, pão, macarrão, bolo de fubá, bolachas e em muitos outros alimentos.

VITAMINA

Como nutriente a VITAMINA também engloba as FIBRAS e os SAIS MINERAIS. Está presente nas frutas, legumes e verduras e em muitos outros alimentos. Tem um importante papel que é cuidar do corpo, da pele, dos cabelos e até dos olhos. É o nutriente que regula o funcionamento do corpo, como do intestino, por exemplo. As Vitaminas são conhecidas pelas letras A, B, C, D, E e K. As Fibras são as partes dos alimentos que não são digeridas e absorvidas, mas são muito importantes para fazer o intestino funcionar. Os Sais Minerais são o Ferro, o Cálcio, o Sódio, o Potássio e outros.

PROTEÍNA

A proteína é muito importante porque pertence ao grupo dos alimentos construtores. Responsável pelo crescimento, cicatrização, músculos e unhas fortes. As proteínas podem ser de origem animal ou vegetal. Quando você come carne, peixes, frango, ovos, leite e derivados encontra a proteína animal. Quando você come nozes, feijão, soja, lentilha e outras leguminosas está comendo proteínas de origem vegetal.

GORDURA

Tudo que é gostoso tem gordura: chocolates, frituras e outras guloseimas. Mas, você pode comer um pouco de tudo isso sem abusar. É um nutriente importante, porque são as gorduras que levam algumas vitaminas para passear no sangue e promovem sua absorção. As gorduras regulam a temperatura do corpo, protegem os órgãos vitais como o coração e fornecem energia concentrada. As gorduras também podem ser de origem animal ou vegetal. A gordura animal está presente na gordura da carne, manteiga, creme de leite, chantilly e em muitos outros alimentos. Já a gordura vegetal, você vai encontrar no óleo de canola, de soja, de girassol, no azeite de oliva e outros.

Atividades pedagógicas

No CD de material didático, as atividades de cada aula são divididas por faixa etária e devem ser impressas nas escolas.

Para cada história o programa oferece 3 níveis de atividades, que devem ser trabalhadas conforme a idade das crianças. As atividades reforçam a teoria apresentada nas histórias e são completadas por atividades lúdicas que devem ser aplicadas após cada aula, para melhor fixação e avaliação. As atividades estão gravadas num CD do Kit educativo e devem ser impressas na própria escola.

CD de músicas

Cada personagem tem sua música tema gravada num CD e elas podem ser usadas como entretenimento nas aulas, mas também como base para atividades de retenção das informações sobre os alimentos.

Como usar o manual

O Manual traz o resumo de cada aula e orienta o professor como aplicar o programa e usar as atividades pedagógicas.

Leia atentamente todo o conteúdo para entender a sequência de aulas, acompanhando o CD com as 5 aulas em desenho animado. Assim você fica familiarizado com os conteúdos e pode passar a informação com mais facilidade para os alunos.
Imprima todas as atividades e acompanhe a orientação da apostila de como aplicar depois de cada aula.

Se tiver alguma dúvida, pode enviar pelo formulário do site que procuraremos responder o mais rápido possível.